Sistema de Telemetria
Os sistemas de automação industrial, que demandam um meio físico para transmissão de dados e de um protocolo para envio e registro de dados e informações, necessitam sempre de um serviço de telemetria industrial.
Mas o que é e para que serve a telemetria industrial? Em resumo, a telemetria de uso industrial pode ser classificada como um modo de permitir a transferência e utilização de dados provindos de múltiplas máquinas, computadores e equipamentos interligados de modo remoto.
Os principais meios de telemetria industrial em funcionamento atualmente são as redes fixas ou sem fio, incluindo aí microondas, rádio privado, linhas telefônicas, rede elétrica e até satélite. Cada um destes meios oferece custos específicos e são indicados para determinados sistemas, a depender da necessidade de cada cliente. A velocidade de conexão e tarifação por tráfego costumam variar de acordo com cada tecnologia.
Dentre tantas vantagens do uso da telemetria industrial, as seguintes se sobressaem:
• Facilidade de comando: A implementação de ferramentas que podem ser consultadas de modo rápido e fácil ajuda consideravelmente no alto desempenho de produção.
• Diminuição do número de operadores: Graças a telemetria, há um aumento da produtividade demandado pela menor necessidade de mão de obra humana. Isso significa que trabalhadores especializados serão demandados, mas em menor quantidade. Isso facilita a possibilidade de controle e lucros de uma empresa.